Obstáculo para a remoção de obstáculos - Flusser

Só deu pra entender o que Flusser estava falando quando coloquei uma trilha sonora pra simular os efeitos de LSD. 1) O objeto é intermédio, obstáculo, problema. 2) O mundo, como problemático, é um objeto, e criamos objetos para vencer esse problemático. 3) Sucessivamente outros objetos são criados para vencer o anterior até que nos tornamos dependentes deles. 4) O objetivo é retirar cada vez mais a tração dele, seu caráter de obstáculo. 5) Objetos de uso são dialógicos, são canal interpessoal, em contraponto. 6) Como criar eles? 7) A liberdade do designer deve atender à responsabilidade de não apenas criar utilitarismos, objeto pelo objetivo/objeto, mas sim em conceber objetos dialógicos. 8) O progresso cientifico técnico é resultado dessa pura objetificação/problema do objeto, e vê o design responsável, criativo (objeto vence o seu puro aspecto de problema), como retrogrado. 9) Objetos não são apenas matéria, eles devem chegar ao campo imaterial. 10) Agora o que me pegou: a consciência da efemeridade dos objetos, atualmente, é entendido como caminho otimista para objetos cada vez menos como obstáculos e mais como veículo de comunicação 11) pois é descartado aquele objeto que causou interferência e outro já veio em seu lugar, buscando chegar a esse campo imaterial, com maior liberdade.

Não seria obsoleto, no final? Posso ter entendido errado.

O tal efeito

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