Fotógrafos

Letizia Battaglia

Nascida em março de 1935 em Palermo, Letizia Battaglia fez da cidade siciliana o objeto de sua arte. Foi a primeira repórter fotográfica da Itália a cobrir o noticiário policial, e durante 30 anos suas lentes revelaram principalmente o terror implantado pela máfia local. Além disso, ela era uma fotógrafa do urbano, captando as entranhas das cidades, o cotidiano, denunciando a pobreza e outras questões sociais.

Palermo, 1976

Palermo, 1982

As duas fotos ilustram as atrocidades das máfias na guerra civil siciliana. Na primeira, Vincenzo Battaglia aparece morto, no escuro, e sua mulher o encontra em desespero. Na segunda, uma prostituta e seus amigos foram mortos por desrespeitarem as regras da máfia italiana.



Robert Mapplethorpe


Robert nasceu no Queens (em Nova Iorque Estados Unidos) estudou artes gráficas mas não concluiu o curso. No começo dos anos 70 e final dos 60, Robert começa a fotografar e nos anos 80 vai começar a retratar nu artístico e fotos eróticas com uma grande conexão à comunidade Queer / LGBT / Gay, focando especialmente no cenário do BDSM.

Thomas, 1978
 
Joe Rubberman - 1978
  
Suas fotografias atingem diretamente os tabus sociais, primeiro, por retratar a sexualidade e, segundo, por representar a sexualidade dentro da comunidade LGBT. E ainda, por trazer em seus trabalhos a Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo (BDSM), com fotografias dos submissos e dominatrix. Também, ele fotograva flores, em simbologia ao erotismo. Apesar dos repúdios do conservadorismo, a obra de Mapplethorpe é sensível, impactante e de grande importância da representação dos marginalizados, assim como a de Letizia Battaglia.


Filippo Masoero


Após artigos e mais artigos, em inglês, espanhol, italiano e português, buscando informações sobre o fotógrafo, chegou-se à informação de que Filippo Masoero foi um italiano que, além de fotografar (o cenário urbano), era aviador, nascido no final do século XlX. Sua vida foi marcada pelo cenário das guerras, além dos vários avanços tecnológicos. Um desses principais avanços foi a invenção do avião, que significou a dominação dos ares, de novos espaços, contribuindo para o dinamismo, a velocidade, característico da época. Assim surgiu também o Futurismo, movimento artístico ao qual fez parte, que trazia os ideais dessa constante aceleração.


Scendendo su San Pietro - 1930-1933

Scendendo su San Pietro - 1930-1933

As fotografias foram tiradas de um avião (Aerofotografia) com uma técnica de longa exposição da câmera, para captar imagens em movimentos, e que teve o propósito de realmente distorcer, criando sensações de velocidade e vertigem. As suas fotos representavam o ponto de vista do aviador.

Comentários

Postagens mais visitadas